(85) 3281.3393 Atendimento - Segunda a Sexta - 8h as 18h | Sábado - 8h as 12h

Exames Oftalmológicos

A estrutura da Clínica Dr. Aldemir Carneiro permite a realização dos mais diversos exames oftalmológicos, utilizando aparelhos de última geração, utilizados por profissionais de alta qualificação. Um diagnóstico preciso garante melhores resultados e a escolha do procedimento cirúrgico mais adequado para cada caso.
Dispomos dos seguintes exames:

Acuidade Visual com Laudo +

O que é Acuidade Visual?

Trata-se de um exame que quantifica a visão do paciente e é realizado rotineiramente durante uma consulta oftalmológica

Como é realizado?

Utilizando tabelas reconhecidas cientificamente como tabela de Snellen e do ETDRS, projetadas ou em uma tela de computador, a uma distância padrão, o paciente deverá responder os caracteres que são exibidos. Pode ser realizado sem correção ou com correção, ou seja, com óculos e/ou lentes de contato.

Quando necessário, por exemplo, para admissão em concursos públicos, é fornecido um laudo com o resultado do exame.

Biometria Ultrassônica +

O que é biometria ultrassônica?

A biometria ultrassônica ou ecobiometria é um exame complementar que mede o comprimento axial do olho, ou seja, mede o tamanho do olho utilizando ultrassom.

Como o exame é realizado?

A biometria ultrassônica pode ser realizada de três formas:

· Transpalpebral, com as pálpebras fechadas, a sonda entra em contato apenas com a pele. Esse método não fornece uma medida bastante precisa.

· Contato direto, o oftalmologista instila colírio anestésico e com os olhos do paciente abertos, toca delicadamente a córnea com uma sonda de ultrassom.

· Imersão, o oftalmologista instila colírio anestésico e mantém uma cuba especial com líquido sobre o olho aberto, enquanto a sonda entra em contato com o líquido.

O método será escolhido pelo oftalmologista que irá realizá-lo, após analisar o caso do paciente.

Quais são as principais indicações?

Mais comumente, é indicada no pré-operatório de cirurgia de catarata, a fim de calcular a lente que será implantada no momento da cirurgia. Outras indicações comuns são: acompanhamento de glaucoma congênito, diagnóstico de anisometropia axial, dentre outras.

Precisa dilatar a pupila?

Não é necessário dilatar a pupila

Curva Tensional Diária +

O que é curva tensional diária?

Consiste na medição da pressão intra-ocular em diferentes horários ao longo de um mesmo dia.

Por que realizar a medida da pressão intra-ocular em diversos horários?

Sabe-se que a pressão intra-ocular sofre oscilações durante o dia, portanto uma medida não representa a pressão máxima a que o olho pode estar apresentando em outro horário.

Quais as principais indicações?

Esse exame é muito importante no diagnóstico de um suspeito de glaucoma e no acompanhamento de alguns pacientes com glaucoma já diagnosticado.

Em alguns casos, é necessário que o paciente seja internado e que a medida da pressão intra-ocular seja verificada inclusive durante o sono.

Precisa dilatar a pupila?

O ideal é que a pupila não esteja dilatada.

Gonioscopia +
Mapeamento de Retina +

O que é Mapeamento de Retina?
Mapeamento de Retina é um exame detalhado do fundo dos olhos, que permite a avaliação do disco óptico, da cavidade vítrea, da retina e da coróide, incluindo as veias e as artérias.
Através do mapeamento da retina, é possível identificar e “mapear” a localização de eventuais alterações.

Como é realizado?
O oftalmologista usando um aparelho preso à cabeça, o oftalmoscópio indireto, e segurando uma lente especial, consegue avaliar o fundo dos olhos, através da pupila.
Trata-se de um exame indolor, mas que pode ser levemente desconfortável devido à luz emitida pelo oftalmoscópio.

Por que é importante?
O fundo do olho é o único local do corpo humano onde podemos examinar, de forma direta, nervos, veias e artérias. Por esse motivo, examinando o fundo do olho, é possível diagnosticar e acompanhar a evolução de doenças de outros órgãos do corpo como, por exemplo, hipertensão arterial, diabetes, leucemia, doenças reumáticas e doenças neurológicas.

Além de todas essas doenças, também é possível diagnosticar doenças do próprio olho, como glaucoma, uveíte, descolamento de retina, degeneração macular relacionada à idade, dentre outras.

Paquimetria Ultrassônica +

O que é paquimetria?

A paquimetria é um exame que mede a espessura da córnea, através de um instrumento que utiliza ultrassom (paquímetro ultrassônico) ou de instrumentos que utilizam a luz (por ex: Pentacam e Orbscan).

Como é realizado?

O exame é rápido e indolor, mas necessita da colaboração do paciente, não se movimentando e fixando o olhar em um ponto que será orientado pelo médico. No caso da paquimetria ultrassônica, há necessidade de instilação de colírio anestésico, porque haverá contato entre a sonda do aparelho e os olhos, mas não há necessidade de “dilatar a pupila”.

Em que condições está indicado esse exame?

Em inúmeras condições oculares, incluindo glaucoma, ceratocone, edema corneano e avaliação pré-operatória de cirurgia refrativa.

Teste de Ishihara +
Teste de Schirmer +
Testes com Rosa Bengala +
Testes de Adaptação de Lentes de Contato +
Tonometria de Aplanação +
Ultrassonografia Ocular e Orbitária +

O que é ultrassonografia?

A ultrassonografia ou ecografia é um método diagnóstico e terapêutico cujo princípio é a propagação do som através das estruturas do corpo, podendo identificar, hemorragias, inflamações, tumores, dentre muitas outras condições.

Como o exame é realizado?

Frequentemente, a ultrassonografia ocular é realizada da forma transpalpebral, ou seja, com as pálpebras fechadas, enquanto a sonda entra em contato apenas com a pele, utilizando gel de contato.

Em algumas situações, é necessário realizar o contato direto, ou seja, o médico instila colírio anestésico e com os olhos do paciente abertos, toca a superfície ocular com a sonda de ultrassom.

Em ambos os casos, é um exame indolor.

A duração do exame depende do diagnóstico e das alterações que forem observadas durante o exame.

Quais são as principais indicações?

A ultrassonografia ocular tem inúmeras indicações e quando realizada por um oftalmologista experiente, pode fornecer dados fundamentais para um diagnóstico preciso. As principais indicações são: catarata densa, hemorragia intra-ocular, tumor intra-ocular, opacidade corneana, trauma ocular, dentre muitas outras.

Precisa dilatar a pupila?

Não há necessidade de dilatar a pupila.

As cirurgias oftalmológicas que não realizamos em nossa própria clínica, como cirurgia de catarata, realizamos em clínicas conveniadas.
© 2015 Clinica Dr. Aldemir Carneiro - Todos os direitos reservados Desenvolvido por FORÇA DIGITAL FORÇA DIGITAL