eye_test_closeup-440-thumb-440xauto-274

Saiba mais sobre o que é a Catarata

A catarata é um embaçamento na lente natural do globo ocular que é o cristalino, localizada atrás da íris, não é a formação de um pele sobre o olho pois se trata de uma opacidade, essa lesão atrapalha a entrada de luz nos olhos dificultando a visão.
Um dos sintomas é como se o paciente estivesse com a visão nublada, dificuldade em fazer atividades cotidianas, ler, dirigir durante a noite, pode ver um clarão de luz quando estiver focando em algo, ter menos percepção as cores.
Uma das causas mais comuns é o envelhecimento podendo aparecer em pessoas com mais de 50 anos de idade, outras causas pode ser o uso de colírios sem indicação médica, radiação ultravioleta, batidas fortes na região dos olhos, diabetes, raios-x frequentes, doenças como glaucoma e retinite, inflamação nos olhos, herança familiar. Outra causa é que a catarata pode ser congênita, ou seja, de nascença, a mãe pode prejudicar o bebê se ela tiver alguma infecção ou uso de drogas excessivas como, por exemplo, o álcool durante a gestação.
É muito importante prestar atenção se o bebê adquiriu ou não catarata, observando se ele não consegue achar algum brinquedo ou objeto quando estiver engatinhando, observar se os olhos da criança estão tortos ou se os olhos possuem movimentos repetidos ou errados.
A catarata se desenvolve de forma lenta e é importante fazer exames para detectar problemas na visão, na hora do diagnóstico o médico vai verificar se há algum véu esbranquiçado nos olhos. O único tratamento da catarata é fazer uma cirurgia, não é dolorosa
Saiba sobre alguns hábitos que podem ajudar no retardamento ou prevenir o aparecimento da catarata: usar óculos de sol, parar de fumar, pois o fumo pode aumentar as chances de desenvolver, ter uma alimentação rica em nutrientes e antioxidantes, beber muita água e é extremamente importante consultar o oftalmologista.