Keratoconus

Ceratocone

Ceratocone é uma doença que afeta a córnea (parte transparente do olho em contato com o meio ambiente), tornando-a mais fina e “pontiaguda”. Acredita-se que tenha origem hereditária.

Em geral, o aparecimento do ceratocone ocorre durante a adolescência, entre 13 e 18 anos e os sintomas mais comuns são: sensibilidade excessiva à luz (fotofobia), ofuscamento, embaçamento visual mesmo usando óculos, visão dupla e distorções visuais, como “fantasmas”. Muitas vezes, o ceratocone pode ser confundido com simples miopia ou astigmatismo.

O diagnóstico pode ser feito durante uma consulta com oftalmologista e confirmado com topografia corneana ou pentacam.

Ceratocone não tem cura, mas existem tratamentos que podem interromper a progressão da doença e restaurar a visão em casos com comprometimento da visão.

A visão de quem tem ceratocone pode ser corrigida com lentes de contato especiais ou com cirurgia, em casos leves, até com óculos mesmo. Dentre as principais cirurgias indicadas estão o implante de anel intra-estromal e o crosslinking. Em raros casos,muito avançados, também está indicado transplante de córnea.

O crosslinking está indicado em casos que apresentam progressão documentada com exames e tem a função de interromper essa progressão. O anel intra-estromal (o mais conhecido é o anel de Ferrara) é indicado em casos moderados com o objetivo de tornar a superfície da córnea menos irregular.