Keratoconus

Ceratocone

Ceratocone é uma doença que afeta a córnea (parte transparente do olho em contato com o meio ambiente), tornando-a mais fina e “pontiaguda”. Acredita-se que tenha origem hereditária.

Em geral, o aparecimento do ceratocone ocorre durante a adolescência, entre 13 e 18 anos e os sintomas mais comuns são: sensibilidade excessiva à luz (fotofobia), ofuscamento, embaçamento visual mesmo usando óculos, visão dupla e distorções visuais, como “fantasmas”. Muitas vezes, o ceratocone pode ser confundido com simples miopia ou astigmatismo.

O diagnóstico pode ser feito durante uma consulta com oftalmologista e confirmado com topografia corneana ou pentacam.

O ceratocone não tem cura, mas existem tr atamentos que podem retardar a progressão da doença e até restaurar a visão em casos com comprometimento avançado da visão. O tratamento pode ser feito com lentes de contato ou cirurgia. Dentre as principais cirurgias indicadas estão o implante de anel intra-estromal e o cross-linking. Em alguns casos, também está indicado transplante de córnea.

O crosslinking está indicado em casos que apresentam evolução da doença e tem a função de interromper essa progressão. O anel intra-estromal (o mais conhecido é o anel de Ferrara) é indicado em casos moderados com o objetivo de tornar a superfície da córnea menos irregular. Transplante de córnea está indicado em casos muito avançados que não tem melhora da visão com outros tratamentos.