mature-cortical-LRG

Catarata: o que é e como se trata

Catarata é o nome que se dá à perda da transparência do cristalino, uma lente natural que se localiza dentro dos olhos. Como essa lente natural é um dos componentes fundamentais na função visual, quando essa lente está opaca, a visão fica prejudicada.
Dentre as causas de catarata, as mais comuns são:
– idade (catarata senil)
– traumas (pancadas) oculares
– infecções e/ou inflamações oculares
– uso de medicamentos para tratamento de doenças oculares ou para doenças de outros órgãos
– infecções durante a vida intra-uterina (catarata congênita)
Catarata é uma doença progressiva. Em estágios iniciais, muitos pacientes não têm sintomas, mas com a progressão da opacidade do cristalino, os pacientes passam a apresentar embaçamento visual, alteração das cores e/ou mudanças bruscas no “grau dos óculos” até que, em fases muito avançadas, o paciente enxerga apenas vultos.
Atualmente, ainda não existem colírios, nem outros medicamentos que previnam o surgimento ou interrompam a progressão da catarata e o único tratamento disponível é cirúrgico.
A cirurgia mais moderna se chama facoemulsificação e consiste na micro-fragmentação da catarata através de ultrassom, aspiração dos micro-fragmentos através de uma incisão (corte) de apenas 2,2 a 3,5 milímetros e colocação de uma lente intra-ocular no lugar do cristalino removido. Em geral, não é necessária sutura e a recuperação requer poucos porém importantes cuidados, como evitar trauma ocular e instilar corretamente os colírios prescritos.
A complexidade e a dificuldade da cirurgia de catarata dependem principalmente da consistência da catarata, que está diretamente relacionada com o tempo de evolução (quanto mais “madura” for a catarata, mais difícil será a cirurgia), e das alterações oculares associadas que o paciente tenha, por exemplo: alta hipermetropia, glaucoma, doenças da córnea etc.